Buscar

TRANSFORMANDO RELAÇÕES ATRAVÉS DA MÚSICA

A música é uma importante ferramenta para a formação integral da criança (desenvolvimento cognitivo, social, cultural), pois através dela a criança se expressa e cria, tendo acesso ao mundo lúdico e ao mundo das letras.


As atividades para as aulas de Música devem proporcionar condições para desenvolver a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, ouvido musical, o prazer de ouvir música, a expressão corporal, imaginação, memória, atenção, concentração, autodisciplina, respeito ao próximo e, assim, incentivar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos (cognitivos, linguísticos e socioafetivos), proporcionando a aquisição de novos conhecimentos. Um conjunto de atividades lúdicas com canções, jogos, danças e rodas, exercícios de relaxamento e movimento, juntamente com a prática de instrumentos de percussão infantis, fazem parte do processo de educação musical.



Ivete Cunha Machado e Jeane Machado Andrino


O papel dos pais e da família na vida musical das crianças é significativo e fundamental. Os pais são os primeiros responsáveis pelo desenvolvimento musical de seus filhos, cantando para eles, brincando com música e estimulando as crianças a usarem a voz cantada na mesma medida em que usam a voz falada.


Nas aulas de Educação Infantil, tanto o professor que está no início de sua prática didática, quanto o professor que está a um longo tempo exercitando-a, deve realizar suas práticas pedagógicas com objetivos claros, direcionamentos exclusivos, criando e readaptando atividades para que cada vez mais sejam autênticas e focadas. O professor deve fazer com que o aluno seja ativo e participe da construção de seu conhecimento. É imprescindível que o docente conheça, estude, recicle pensamentos, métodos e ações para criar sua própria metodologia e atingir uma prática de ensino rica e autêntica.

A aprendizagem é um processo contínuo, permitindo a formação e construção do conhecimento e, juntamente com a música, prepara a criança para as próximas etapas da vida, seja musical ou escolar, de maneira prazerosa e lúdica.


Com o objetivo de incentivar a prática das atividades musicais com as crianças, em casa, estreitando as relações entre pais e filhos, e na escola, para auxiliar o educador no trabalho com a música e as crianças, desenvolvemos o Allegro Momento, projeto da Escola de Música Momento Musical, utilizando metodologia própria, desenvolvida ao longo de 30 anos de trabalho nessa área.


Para mais informações, siga nossas redes sociais, Instagram @allegro.momento e Facebook @allegroemomento. Em nossas páginas ensinamos e damos dicas sobre atividades musicais, métodos de prender a atenção da criança através da música, e construção de instrumentos caseiros.

Ivete Cunha Machado e Jeane Machado Andrino

Diretoras e Professoras da Escola de Música Momento Musical

Musicistas e Pós-graduadas em Musicalização Infantil

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 Feito com muito carinho por Agência Zum

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle